Vou me hospedar em um hostel pela primeira vez. O que é importante saber?

Suponho que muitas pessoas que gostam de viajar já cogitaram a possibilidade de se hospedar em um hostel. Muitas dúvidas pairam no ar no momento de escolher, e pensando nisso, resolvi tentar ajudar com algumas dicas sobre a minha experiência nesse tipo de hospedagem.

É perigoso?

Se hospedar em hostel é super tranquilo. Não achei nada perigoso. Mas claro, que você não sabe quem são as pessoas que estarão dividindo o quarto com você, então não se pode descartar a possibilidade de dar algum problema.

De forma geral, é seguro sim! A maioria possui armários para guardar sua mala/mochila, no entanto, nem todos terão chave. É importante levar sempre um cadeado com você! Se sua mala for muito grande, use o cadeado na mala e fique livre de preocupações com ela.

Como é a higiene do local?

Olha, a higiene pode ser boa ou ruim. Tudo vai depender do hostel que você vai escolher. O ideal é procurar por avaliações do lugar. Nos sites de busca onde fará sua reserva, é possível ler vários comentários de quem já se hospedou ali.

Alguns terão roupa de cama, toalhas e itens de higiene pessoal no banheiro. Outros não! Fique atento a esses detalhes para não ter surpresas quando chegar. Normalmente, as toalhas são pagas a parte e custam de €2 a €5. Sugiro comprar uma toalha de secagem rápida e levar com você. Vai facilitar bastante!

A maior preocupação da maioria é o banheiro. Pela minha experiência, pude perceber que este costuma ser o ambiente mais limpo do hostel. Nem todas as pessoas arrumam suas camas ou organizam as próprias coisas, por isso o quarto pode até ficar meio bagunçado algumas vezes. Mas o banheiro costuma ter limpeza diária e os funcionários capricham.

Uma dica é levar sempre chinelos de borracha para tomar banho, afinal, você estará dividindo o banheiro com outras pessoas.

60907804

 

Quais as vantagens?

O preço é uma das maiores vantagens. É bem mais barato que um hotel.

Alguns estabelecimentos oferecem um ambiente social para os hóspedes com Dj e serviço de bar. Só aproveitar!

A cozinha coletiva é uma boa alternativa para economizar também. Você poderá comprar o que quiser no supermercado e fazer sua própria refeição. Há um espaço próprio para guardar as compras dos hóspedes na geladeira e nos armários da cozinha. Basta identificar com seu nome.

Pra quem viaja só, é uma excelente alternativa. Você dificilmente ficará sozinho se for uma pessoa disposta a interagir. Quase todo mundo que opta por se hospedar em hostel está em uma viagem solo, então é muito fácil fazer amizades. Você terá a oportunidade de conhecer pessoas de várias nacionalidades e ainda poderá aprender um pouco mais sobre outras culturas.

Eu tive experiências fantásticas! Fiz amizades que perduram até hoje, tive companhia para vários passeios turísticos, tive companhia pra balada e até aprendi um pouco de chinês.

Quais as desvantagens?

A primeira delas e a mais importante na minha opinião é a qualidade do sono. Cada pessoa tem um ritmo, cada um tem uma hora diferente pra acordar e pra dormir, então prepare-se psicologicamente para isso.

Quando o quarto tem banheiro privativo, o barulho e as luzes vão incomodar mais durante a madrugada. Agora, se você é daquelas pessoas que tem o sono bem pesado e não se incomoda com nada, isso certamente não será um problema. Uma dica é levar sempre uma máscara de dormir e protetores auriculares para ter uma noite de sono mais tranquila.

104358901

Só existe quarto partilhado?

Não! Muitos tem quartos privativos também. Mesmo sendo privativo, ainda assim, são em média mais baratos que um quarto de hotel e tem toda a comodidade que o hostel oferece.

Sugestões que podem ajudar bastante:

Depois de alguns contratempos percebi que algumas coisas eram bem importantes antes de fazer a reserva.

  • A localização é fundamental. Não só por uma questão de segurança, mas também de economia com transporte.
  • O número de camas no quarto faz toda diferença. Quanto menos camas tiver, melhor!
  • Fique atento ao tipo de acomodação. Existem acomodações femininas, masculinas e mistas. Já conheci gente que reservou errado e depois que chegou ao local não conseguiu fazer a alteração devido a lotação do estabelecimento.
  • Esteja preparado para carregar a sua bagagem, mesmo que o local tenha escadas.
  • O material da estrutura das camas de metal costuma fazer mais barulho que as de madeira. Se puder, escolha os locais em que as camas são de madeira.
  • Observar a altura do colchão nas fotos do hostel pode te ajudar a ter um sono mais gostosinho. Os mais altos costumam ser mais confortáveis.
  • A maioria das pessoas prefere a cama de baixo nos beliches, mas quem chega primeiro tem prioridade. Uma dica é fazer essa solicitação na sua reserva. Alguns estabelecimentos vão atender o seu pedido.
  • Se você tiver intolerância alimentar, solicite itens livre dessas substâncias no seu café da manhã. Certamente irão providenciar.
  • Se alguma coisa te incomodar, diga! Pra conviver com muita gente é preciso conversar.

Não precisa ter medo! Relaxe e aproveite a sua viagem!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s